Vou falar sobre esta doença considerada moderna e que atinge cada vez mais pessoas. Sendo que tanto a fisioterapia como a educação fisica atuam diretamente na prevenção e/ou tratamento desta patologia.

O que são ler ou dort?
São doenças por esforço repetitivo. E mais especificamente é uma compressão dos nervos dos dedos que passam por uma estrutura chamada tunel do carpo.


O Tunel do carpo está indicado pelo numero 1 (cor cinza)

Elas acontecem quando um mesmo movimento é executado por um tempo prolongado, como por exemplo: dijitadores e/ou pessoas que passam muito tempo na frente do computador.
Mas esta patologia não é tão simples ao ponto de que só o fato de eu abrir e fechar a mão vou ter uma LER.
Existem os fatores emocionais (stress, cansaço ou fadiga), e fatores físicos (como tecidos fibrosos mais frageis) que podem ajudar à desencadear a doença. Por isso que este tipo de doença ocorre mais em trabalhadores do que em adolescentes que usam o computador como diversão.
Mas tanto os  profissionais que trabalham em escritórios  quanto os adolescentes possuem risco de adiquirir essa doença.


Embora atinjam principalmente os membros superiores do corpo as LER podem afetar o ser humano como um todo.

E como evitar?

A palavra chave é: ALONGAMENTO
Deve-se alongar antes, durante, e depois do trabalho e/ou diversão (no caso dos adolescentes).
O alongamente é um exelente método PREVENTIVO.
Alguns exemplos:
Em pé (ou mesmo sentado), estique um braço e puxe a palma da mão para baixo e conte até 15 (não esqueça de puxar o dedão!). Assim você estará alongando os flexores da mão e dos dedos.

Em pé (ou mesmo sentado), estique um braço e puxe o dorso da mão e conte até 15. Assim você estará alongando os extensores da mão e dos dedos.


Em pé, com os pés paralelos e os joelhos semi-flexionados, mantenha esta posição por cerca de 10 a 15 segundos, solte os braços e faça o mesmo exercício para o outro lado.

Outro método bem interessante é o REPOUSO
O nosso corpo, como tudo na vida, se usar demais “estraga”.
Então se estiver doendo, pare! Ou pelo menos diminua o ritmo.
Simples, não?

ATENÇÃO
Essas são apenas indicações e conselhos, se você estiver sentindo algum desconforto e/ou dor no punho ou em qualquer parte do corpo procure um profissional qualificado.